O Livro de Marcos é o Evangelho da ação, por isso ele inicia já com o Ministério de Jesus Cristo. Marcos escreve este Evangelho em Roma e para os romanos e estes se interessavam muito mais pelas ações do que pelas palavras, por isso em Marcos nós vemos relatados 18 milagres e apenas 4 parábolas.
Na live de ontem no Instagram da Juventude Batista Norte Fluminense (@jubanflu) falamos sobre a Legitimidade do Ministério de Jesus Cristo e destacamos 4 pontos.
1° O Ministério de Jesus é legitimado pelas Escrituras Sagradas
Jesus Cristo não veio ao mundo por acidente, Ele não aparace do nada, tudo fora preparado por Deus para que em um tempo oportuno o Messias viesse. O Messias prometido no Éden (Gn 3.15), o Messias sobre o qual os profetas como Isaías, Miquéias e Malaquias profetizaram o seu nascimento, ministério, morte e ressurreição. Todo o Antigo Testamento aponta para a vinda do Messias, todas as profecias, todos rituais judaicos, tudo se cumpre em Cristo Jesus. Tudo já estava escrito e determinado. Quem não conhece o Antigo Testamento não conhece plenamente a Jesus, os fariseus achavam que conheciam, eram os chamados doutores da Lei, porém Jesus mostra a eles que eles se equivocaram em suas interpretações e aplicações da Lei e por isso estavam com seus corações endurecidos e incrédulos quanto as boas novas pregadas por Jesus.
2° O Ministério de Jesus é legitimado por seu precursor: João Batista
João Batista, um levita que não se vestia e nem se alimentava como a aristocracia sacerdotal, que quebrou padrões , que pregava no deserto da Judéia, em lugares inóspitos e mesmo assim arrastava multidões, esse João Batista era a voz que clama no deserto ao qual os profetas se referiam. Ele preparou o caminho para a vinda do Rei, ele teve essa honra de ser o emissário, o mensageiro que veio adiante de Cristo para preparar o caminho, preparar os corações. Ele convoca o povo para que se arrependam, pois é chegado o Reino de Deus, ele faz tudo isso sem vindicar glória para si e diz que ele não é sequer digno de desatar as sandálias daquele que viria após ele, Jesus Cristo nosso Rei, pois ele batizava com água, mas Jesus batiza com o Espírito Santo que nos capacita para nos arrepender e levar o Evangelho a toda criatura.
3° O Ministério de Jesus é legitimado por suas ações
Cristo mostrou de forma categórica a sua natureza, tanto humana quanto divina. Ele veio em carne, habitou conosco, mas em tudo não pecou. Ele se identificou conosco, mesmo não tendo pecado, passou pelo batismo mesmo não tendo do que se arrepender, mas por nossos pecados pelos quais ele se fez maldição, ele foi batizado, pois como está em Isaías 53.6 "O Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos". O mistério de Jesus se distingue dos demais profetas , Ele não apenas é um profeta, mas como também é sacerdote e rei, Ele é o Messias, o Salvador. Ele é poderoso, todos que o acompanhavam viram os milagres, as maravilhas operadas, alguns creram e outros permaneceram com os olhos vendados para sua própria condenação.
4° O Ministério de Jesus é legitimado pelo Pai
No momento do batismo de Jesus o Pai diz que Ele é seu filho amado em quem tem todo prazer, em quem se deleita. O Pai não só ama o seu Filho, como tem todo prazer na sua vida. No Batismo de Jesus nós vemos a Trindade legitimando o ministério de Jesus. Jesus antes dos 30 anos já sabia da sua missão, aos 12 vemos o relato dele falando sobre isso aos pais, mas é nesse momento do Batismo em que a Trindade fica em evidência, em que o Espírito Santo desce como pomba e enche a Cristo que o Ministério de Jesus é selado, se inicia.
Podemos aprender que tudo estava preparado para a vinda do Messias, tudo que havia sido predito a respeito dEle aconteceu e desta forma não sejamos incrédulos, Ele voltará conforme prometido. O profeta Isaías profetizou sua vinda 7 séculos antes, Malaquias 400 anos antes, e tudo se cumpriu, não tenhamos nossos olhos vendados para essas verdades, a Bíblia é a Palavra de Deus e Ele não mente. Não sejamos como os fariseus, os saduceus e outros grupos que em sua maioria se fecharam para as boas novas do Evangelho. O Evangelho só trás de fato boas novas para aqueles que creem, pois aqueles que não crêem João diz assim em João 3.36.
" Aquele que crê no Filho do Homem tem a vida Eterna, mas aquele que não crê no Filho do Homem não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece".
Deus os abençoe e sábado que vem às 19h aguardamos vocês para mais uma Live Norte da @jubanflu. Continuaremos estudando o Evangelho segundo Marcos. Graça e Paz!
Abaixo segue o link para quem quiser assistir a live:
Glória a Deus por sua vida meu irmão amado, é sempre um grande prazer aprender de Nosso Pai através de você!
ResponderExcluir