
Chegou ao fim desta terça-feira a primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Rússia 2018.
No grupo A, a Rússia deu um show, melhor do que o de abertura da Copa, e aplicou uma goleada para cima da Arábia Saudita. A boa surpresa ficou por conta de Denis Cheryshev que entrou ainda no primeiro tempo no lugar de seu companheiro lesionado e marcou dois gols. No outro jogo do grupo o Uruguai suou para nos acréscimos marcar com o zagueiro do Atlético de Madrid, Gimenéz. Salah ainda não recuperado não jogou na estreia de sua seleção, mas entrou hoje contra Rússia no jogo que abriu a segunda rodada, até marcou um gol em cobrança de pênalti, porém não adiantou muitos, pois a Rússia marcou 3 vezes e venceu a equipe dos faraós, que agora torcem para uma vitória da Arábia Saudita sobre o Uruguai para manterem as esperanças de classificação.
No grupo B tivemos um dos melhores jogos dessa rodada, Portugal e Espanha empatam em 3 a 3 com show dele, Cristiano Ronaldo que marcou um hat-trick, o primeiro em cobrança de pênalti, o segundo em uma falha glamourosa de De Gea e o terceiro em uma belíssima cobrança de falta. Quem se destacou também nessa partida foi o atacante brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa que foi as redes por duas vezes. Nacho Fernandez fez também um golaço para La Furia. Em contrapartida, no outro jogo do grupo Irã e Marrocos fez uma das piores partidas dessa rodada. Esperava-se que a equipe de Benatia e CIA batesse os iranianos, mas no fim da partida com um gol contra a equipe árabe se sagrou vitoriosa pelo placar mínimo e dormiu a rodada na liderança de seu grupo.
No grupo C esperava-se uma França melhor postada em campo, mas não foi o que se viu. Os franceses com muita dificuldade e com auxílio do VAR (árbitro de vídeo) venceram por 2 a 1 os australianos. No outro jogo do grupo, o técnico Gareca ao meu ver fez uma escolha ruim ao deixar o atacante Guerrero no banco depois da luta travada pelo jogador do Flamengo para estar no mundial depois que foi suspenso pelo TAS por dopping. Guerrero só entrou depois que a Dinamarca achou um gol em um dos contra-ataques cedidos pelos peruanos. O Peru oferecia perigo desde o início, teve a chance de marcar em uma penalidade máxima, pórem Cueva desperdiçou jogando a bola longe. Tem que pegar umas aulas com Cristiano Ronaldo e com Henrique Dourado, a propósito, você se lembra da última vez que um desses dois perderam um pênalti? Comenta aí quando foi! Devido a essa inércia de Gareca, o Peru não obteve o resultado esperado em um jogo muito importante para se avançar às oitavas, agora terá de vencer os franceses para se manterem vivos nessa disputa.
No grupo D a zebra andou solta. A Argentina de Messi não conseguiu vencer a seleção estreante e,m Copas, a queridinha dos fãs da série Vikings, a poderosa Islândia, que assim como na Eurocopa, se defendeu muito bem. Messi ainda desperdiçou um pênalti e os hermanos ficaram só no empate com a equipe do goleiro Halldórsson que pegou a cobrança de Messi quando já estava 1 a 1. No outro jogo do grupo a Croácia fez valer seu favoritismo e venceu por 2 a 0 sem maiores problemas.
No grupo E, o grupo do Brasil, a Sérvia venceu a Costa Rica por 1 a 0. A equipe da CONCACAF não deve repetir o mesmo feito da copa anterior quando só foi eliminada nos pênaltis para os holandeses. A Sérvia de Kolarov com toda certeza brigará por uma das vagas neste grupo que ainda tem o Brasil e a Suíça que ficaram no empate em um jogo com muita polêmica e reclamações por parte da seleção canarinho. Phillipe Coutinho no primeiro tempo marcou um golaço de fora da área e tudo parecia controlado até que no início do segundo tempo, após leve empurrão em Miranda que não estava bem posicionado, o jogador suíça empatou a partida. Em outro lance polêmico Gabriel Jesus foi agarrado dentro da área e a arbitragem nada marcou. O VAR analisou os dois lances e não alertou a arbitragem sobre possíveis irregularidades, pois concluíram que estas não ocorreram, opinião diferente até menos de diretores da FIFA como Marco Van Basten que foi categórico em dizer que o árbitro errou. Vale ressaltar que nada disso muda o fato da seleção brasileira, sobretudo Neymar ter rendido muito abaixo do esperado, a seleção suíça soube marcar e anular os ataque do Brasil e o empate se tornou, apesar dos erros, justo.
No grupo F, talvez uma das maiores surpresas dessa rodada. A tetracampeã Alemanha foi surpreendida pelo México e perdeu em sua estria por 1 a 0. Os mexicanos comemoraram e muito tal façanha, e assim a Alemanha não quebrou o recorde do Brasil de invencibilidade. Se chegasse as semifinais a Alemanha se igualaria ao recorde do Brasil. No outro jogo do grupo a Suécia sem muita facilidade venceu por 1 a 0 a Coréia do Sul e vai motivado enfrentar os alemães, pois se vencerem e o México não perder para os coreanos já garantem classificação e a Alemanha seria eliminada.
No grupo G a Bélgica sofreu no primeiro tempo, não conseguiu furar a defesa panamenha, mas no segundo tempo, Mertens e Lukaku (2 vezes) fizeram os gols da geração Belga. No outro jogo a Inglaterra confirmou o favoritismo sobre a Tunísia, porém não foi nada fácil. Logo no início os ingleses começaram a pressionar, o goleiro tunisiano salvou três vezes impedindo que o placar fosse inaugurado, porém se contundiu, tomou um gol do artilheiro Harry Kane e saiu, mas momentos depois Walker cometeu im pênalti discutível e os tunisianos empataram e o resultado persistiu até que no final da partida Harry Kane de cabeça fechasse o placar de 2 a 1 para os ingleses.
No Grupo H, dois resultados inesperados. O Japão venceu a Colômbia por 2 a 1, os sulamenricanos logo aos 2 minutos teve Carlos Sanchéz expulso por colocar a mão na bola que ia em direção ao gol. Com um a menos os japoneses abriram o placar, porém tomaram o empate com um gol de falta " a la Ronaldinho Gaúcho" por baixo da barreira. Só que os colombianos não resistiram e levaram mais um gol finalizando assim com derrota para a seleção do sol nascente. No outro jogo a Polônia de Lewandowsky não conseguiu bater o Senegal do técnico Cissé. A seleção senegalesa marcou com contribuição do brasileiro naturalizado polonês Thiago que desviou para o próprio gol e em outra falha no segundo tempo os africanos ampliaram o marcador. No fim os poloneses ainda diminuíram, mas não tiveram forças para ao menos arrancar um empate.
A seleção da primeira rodada para mim ficaria assim:
Halldórsson (G) - Islândia
Kolarov (L) - Sérvia
Nacho Fernandez (L) - Espanha
Gimenéz (Z) - Uruguai
Sigurdsson (Z) - Islândia
Phillipe Coutinho (M) - Brasil
Golovin (M) - Rússia
Eden Hazard (M) - Bélgica
Cristiano Ronaldo (A) - Portugal
Diego Costa (A) - Espanha
Denis Cheryshev (A) - Rússia
E para vocês, quem poderia estar na seleção da primeira rodada?
Comentários
Postar um comentário