Ventos podem chegar a 400 km/h; Fenômeno já atinge escala máxima de intensidade, segundo especialistas dos EUA
O Furacão Patricia, maior fenômeno já visto tanto no oceano Pacífico quanto no norte do oceano Atlântico, está avançando em direção ao México e deve atingir o litoral oeste do país em poucas horas. A previsão é de que o fenômeno atinja primeiro os estados de Colima, Nayarit e Jalisco, onde fica a cidade de Puerto Vallarta, um dos principais pontos turísticos do país.
O tornado tem aproximadamente nove quilômetros de diâmetro e está se movimentando a uma velocidade média de 22 km/h, de acordo com o Conagua, serviço meteorológico oficial do país. Às 19h20 (horário de Brasília), o furacão Patricia estava a 56 quilômetros de distância de Jalisco.
Segundo informações da Nasa, os ventos provocados pelo fenômeno poderão ultrapassar a velocidade de 400 quilômetros por hora. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), o furacão já atingiu a categoria 5 – o maior patamar da escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade dos fenômenos. Para efeito de comparação, o furacão Katrina, que deixou mais de 1.800 mortos nos EUA em 2005, foi classificado como um fenômeno de categoria 3.
Milhares de habitantes e turistas das zonas litorais dos estados mexicanos de Jalisco, Colima e Nayarit estão a ser retiradas devido a iminente chegada do furacão Patrícia, que também levou ao aumento da compra de produtos básicos.
Mais informações em: IG
Comentários
Postar um comentário